Glicemia e diabetes: entenda, conheça sintomas e interprete os níveis.

A glicemia é a designação para a quantidade de glicose, comumente conhecida como açúcar, presente na corrente sanguínea.  A glicose provém da ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como bolos, massas e pães e é o que nos fornece energia para as atividades diárias, físicas etc. 

A regulação dos níveis de glicose no sangue é feita por dois hormônios presentes no organismo: a insulina, que é encarregada de reduzir os índices de açúcar no sangue, e o glucagon, cuja função é elevar os níveis de glicose.

Os valores considerados ideais para a concentração de glicose no sangue em uma pessoa em jejum são:

Normal: Menos de 100 mg/dL

Pré-diabetes (glicose de jejum alterada): 100-125 mg/dL

Diabetes: 126 mg/dL ou mais

Como vimos, os valores ideais de glicose no sangue devem estar entre 70 e 100 mg/dL em estado de jejum. Quando os níveis descem abaixo deste intervalo, caracteriza-se a hipoglicemia, surgindo sintomas como sonolência, tontura e até desmaios. 

Em contrapartida, a hiperglicemia ocorre quando a glicemia ultrapassa os 100 mg/dL em jejum, o que pode indicar diabetes tipo 1 ou tipo 2. 

Se não for controlada de maneira eficaz, a hiperglicemia pode resultar em diagnóstico positivo de diabetes e trazer problemas de visão, complicações cardiovasculares, problemas renais, de pele, nos pés, complicações durante a gravidez e outros.

No Policenter, realizamos os todos tipos de exames de glicemia, como glicemia de jejum, hemoglobina glicada, curva glicêmica, pós prandial e outros em laboratório sofisticado e com os profissionais mais capacitados da região.

Consulte-nos e, se você tiver histórico de diabetes na família, realize exames regularmente.