Exames laboratoriais: saiba quais são os principais para rotina de saúde

Exames laboratoriais – Ir até um médico não deveria ser apenas uma obrigação, quando estamos doentes. Na verdade, o indicado é fazer um check-up todos os anos para acompanhar a saúde e identificar qualquer problema.

Não é sempre que o corpo demonstra sinais de que algo não está normal. Desse modo, uma consulta ao médico pode ser fundamental para confirmar  o diagnóstico. Para um tratamento completo, o profissional precisa identificar o problema. Como alternativa, os exames laboratoriais são a melhor escolha.

Para manter sua rotina de saúde, saiba quais os principais exames laboratoriais, recomendados.

Exames laboratoriais: mantenha em dia

Hemograma

O hemograma é um dos exames mais solicitados, através do exame é possível ter informações sobre as hemácias (glóbulos vermelhos, indicar, por exemplo, quadro de anemia), leucócitos (glóbulos branco,  tem o papel de defender o corpo) e as plaquetas (atuam na coagulação sanguínea).

Colesterol

No exame aparece o HDL (colesterol bom) cujo trabalho é proteger os vasos do acúmulo das placas de gordura. O indicado é que esteja elevado.

Ainda tem o LDL E VLDL (colesterol ruim) que com o acúmulo das gorduras, pode contribuir para desenvolvimento de infarto ou AVC. O indicado é que o valor esteja abaixo do limite do exame. Por fim, a triglicerídeos que equivale a 5 vezes o valor do VLDL.

Ureia e Creatinina

Este exame laboratorial avalia a função renal. Entretanto, mesmo com resultado alto dos níveis de ureia e creatinina, somente o médico pode indicar se o paciente está comprometido.

Exame de urina

Este exame permite detectar uma infecção urinária ou doenças renais.

Exame de fezes

Para crianças é comum o pedido deste exame, já que permite identificar parasitas. Nos adultos o exame ajuda detectar câncer colorretal ou hemorragias.

Glicemia

Este exame detecta diabetes ou então auxilia no controle da doença.

Transaminases (ALT e AST) ou TGP e TGO

Os exames laboratoriais de transaminases têm relação com o fígado. Por exemplo, se os exames indicam um TGP ou de TGO elevado, pode significar problema hepático.

TSH e T4 livre

Estes últimos servem para analisar o funcionamento da tireoide.

Conclusão

Lembrando que todos estes exames laboratoriais são importantes, portanto é preciso que sejam feitos regularmente para verificar a saúde. Em todo caso, vale frisar que somente um médico pode diagnosticar uma doença, já que apenas o exame não pode identificar o problema.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e leia mais dicas. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe o seu comentário.

Teste PCR ou sorologia para COVID-19?

Atualmente existe uma variedade de exames para o diagnóstico da COVID-19. Desse modo, é comum ter dúvidas sobre qual é o mais indicado. Se você está com sintomas e deseja saber se está com COVID-19, acompanhe a seguir e entenda quais as diferenças entre o teste PCR ou sorologia.

O que é: Teste PCR ou sorológico

O teste PCR é indicado para o 2º e o 12º dias de início dos sintomas. No exame é possível saber se existe o  RNA do vírus em amostra de naso-orofaringe.

O teste sorológico é recomendado para detecção de anticorpos produzidos contra a doença. Este exame pode ser feito a partir do 14º dia dos inícios dos sintomas.

Como solicitar os exames

Para o exame PCR o pedido deve ser feito obrigatoriamente por um médico. Os exames de sorologia podem ser feitos em unidades dedicadas ou que fazem o atendimento em geral.

Todos os testes de RT-PCR devem ser feitos em laboratórios de análises clínicas que estejam habilitados para o exame da COVID-19.

Diferenças entre os exames de coronavírus

RT-PCR

O teste RT-PCR ocorre com a análise e detecção do material genético do vírus. Neste exame é feito a coleta da secreção naso-orofaringe. Sua amostra é feita por meio do swab (cotonete). Apesar de indolor é incômodo.

Quando fazer: RT-PCR do 2° ao 12° dia do início dos sintomas.

Sorologia

O exame de sorologia é feito com o imunoensaio automatizado em metodologias de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou ELISA. A coleta é feita com sangue venoso.

Quando fazer: Sorologia a partir do 14° dia do início dos sintomas.

OBS: o resultado negativo não exclui a presença do COVID-19. Para mais detalhes pode ser solicitado pelo médico exames complementares.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossos artigos no blog. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe o seu comentário.